terça-feira, 16 de abril de 2013

Erros de arbitragem acontecem e sempre acontecerão

Por Anderson Fagner Barbosa | Arbitros do RN


Muita polêmica acerca do erro do árbitro assistente Belchior Ferreira de Mendonça Neto, que errou ao assinalar uma infração de impedimento no gol do clube alvinegro na partida ABC 0 x 0 Baraúnas.

Revi o lance algumas vezes pelas imagens de algumas TV's e constatei que o atacante Junior Pipoca estava em posição legal.

Assim como eu, que vi e revi algumas vezes os vídeos, todos que estão criticando o auxiliar número dois daquela partida, devem ter analisado da mesma forma.

Daí concluo que pelo fato de vermos pela TV o lance, para poder ter certeza da infração ter ocorrido ou não, já isenta qualquer culpa do equívoco do assistente. Se nós precisamos ver repetidas vezes para ter a certeza que havia a infração, imagina ele que teve que tomar tal decisão em frações de segundos?

Quem acompanha o blog, sabe que sou defensor assíduo da arbitragem potiguar. Entretanto não passo "a mão na cabeça" de ninguém que tenha errado de fato.

Outro dia, fui muito mal interpretado pelo Senhor Edmo Sinedino, que vestiu uma carapuça de um texto que escrevi aqui mesmo no blog, que não foi direcionada a ele. Pelo contrário, sou leitor diário de seu blog, acompanho seus comentários nos programas de rádio e sei que ele é um defensor da arbitragem local. Além disso, hoje eu aplaudo o caro Edmo de pé. Li e ouvi o que ele pensa e expôs em defesa do assistente e da arbitragem, sobre o fato ocorrido.

Conheço de perto o Belchior Ferreira. Um árbitro dedicado, estudioso, preparado fisicamente, tecnicamente e de muito boa índole. Capaz e com muita competência para atuar em qualquer partida de futebol. Erros acontecem com qualquer ser humano, não seria diferente com os árbitros.

O árbitro assistente foi afastado e passará por uma reciclagem na EFAF/RN ( Escola de Formação de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Norte).

Os árbitros do nosso futebol, procuram sempre aperfeiçoamento, técnico, teórico e físico, até porque as cobranças em cima deles crescem a cada dia.

Acredito e continuarei acreditando nos árbitros do nosso quadro e continuarei defendendo a classe contra inúmeras críticas sem fundamento algum.

Todavia, se existir erros de fato, não me esconderei e apontarei sem haver problema algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário