quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sou contra a divulgação da punição dos árbitros

Na  semana passada a CEAF/RN divulgou o que todos nós já sabíamos: O árbitro assistente Belchior Ferreira de Mendonça Neto, foi afastado das escalas do Campeonato potiguar 2013, por ter invalidado um gol legal da equipe do ABC FC, no jogo contra o Baraúnas no estádio Frasqueirão. Jogo que que foi válido pela 10º rodada do certame.

Um erro grave tendo em vista a competência de Belchior, que tenho certeza, após ter visto a jogada na TV, ouvido e lido tudo sobre o fato, deve estar tendo noites de sono mal dormidas e, bem antes da divulgação da punição, já sabia que ficaria “na geladeira” por uns tempos.

Em minha opinião, Belchior deve sim ser punido pelo seu equívoco por dois motivos: Primeiro, o erro em si, já que a atitude da comissão servirá de referência para os outros árbitros; segundo, para preservação do próprio assistente que perde um pouco de sua fortaleza mental nestes momentos e não ficará exposto ao público.

Agora, realmente não sou a favor desta punição pública da pena. O árbitro de futebol potiguar está para a FNF como os jogadores estão para o clube. Ambos são “patrimônios” da entidade que representam, só por motivos diferentes. Os jogadores são “preservados” pelos clubes porque valem dinheiro em transações futuras e na exploração de sua imagem. Os árbitros são prestadores de serviços que representam a entidade em todas as suas competições, ano após ano, e só quem trabalha com a arbitragem sabe o quão duro é formar um árbitro de referência nacional.

Pois aqui, gostaria que fizessemos uma reflexão fazendo uma comparação a um fato que ocorreu com o ABC no clássico, por exemplo. Na rodada de domingo passado, o excelente meia Edson, perdeu um gol inacreditável no clássico contra o América. Alguém veicula que Edson estará no banco de reservas do seu time na próxima rodada pelo seu erro? Não. Até porque isso seria punir o clube!
O ABC FC precisa de Edson e sabe de sua qualidade individual e coletiva, todos sabemos que ele não errou aquele gol porque quis, mas tenho certeza que nos bastidores o próprio jogador deve estar pensando o porque perdeu o gol e algum de seus comandantes deve ter feito esta análise junto ao jogador para que não ocorra mais o mesmo erro.

As punições de árbitros, elas existem e são muitas por rodada. Mas creio que não é bacana que sejam ostensivas. O fato de uma punição ser divulgada, abre o precedente que, na próxima rodada, quando ocorrer outro erro (e irá ocorrer, afinal árbitros são humanos) outros clubes se vejam no direito de cobrar que sejam divulgadas as punições de outros árbitros. Seria mais bacana que, quando ocorressem erros como este, dizer-se que as medidas internas já foram tomadas e que, para quem estar de fora saber se um árbitro foi punido ou não, é só observarem as próximas escalas.

Anderson Fagner Barbosa | Árbitros do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário