terça-feira, 9 de abril de 2013

Mídia esportiva despreparada em relação a arbitragem de futebol

Por Anderson Fagner Barbosa | Árbitros do RN


Antes de escrever essa matéria, analisei os lances, revi todo o jogo e cheguei à conclusão de que a imprensa esportiva do Rio Grande do Norte, verdadeiramente, não entende bem de arbitragem nem das Regras do Futebol, além de não estar preparada para falar sobre tal assunto.

Falo isso, não só pelo que dois ou três cronistas esportivos andam falando em blogs, rádio e TV sobre a atuação dos árbitros da partida entre Santa Cruz e ABC no Iberezão, no último domingo (07).

Não só argumento sobre essa partida em particular, mas sobre todas as análises equivocadas da mídia acerca da arbitragem Potiguar em diversos jogos do Campeonato Estadual 2013.

Às vezes me passa pela cabeça que não tem pauta suficiente e arrumam polêmicas onde não tem, ou pelo menos não sabem o que verdadeiramente é, por falta de conhecimento ou de atualizações no que acontece na regra do jogo.

Já falaram mal sobre Ítalo Medeiros, Suelson Diógenes, Flavio Roberto Sales, Pablo Ramón, Valdick Leão e até sobre o árbitro FIFA Leandro Vuadem, que arbitrou o clássico rei do Rio Grande do Norte do primeiro turno do Potiguar deste ano. E repito, falaram mal equivocadamente, por não entenderem o que a arbitragem estava assinalando.

Voltando a falar sobre a partida do Iberezão, pela segunda rodada do segundo turno, em que a arbitragem era composta por Caio Max, auxiliado por Jean Márcio e Leandro Lincoln. Mais uma vez a imprensa esculachou com a arbitragem. Árbitros que fizeram uma excelente partida. Partida na qual o presidente da Comissão de Arbitragem da FNF, Cel. Ricardo Albuquerque, estava presente junto com um dos membros de sua comissão e assessor de arbitragem da CBF, José Nilman, que ali estavam como observadores.

Na avaliação do presidente e do observador, o trio de arbitragem fez um excelente trabalho, usaram critérios iguais para as duas equipes e marcaram as infrações com perfeição.
O árbitro assinalou um acréscimo não muito comum em partidas e muito polemizada pela mídia esportiva, como um erro do árbitro Caio Max. Tal polêmica que contradiz a regra do jogo. Entretanto, no Livro de Regras do futebol, em trecho da regra 7, que fala sobre a "Duração da partida" diz:

"Recuperação de tempo perdido.
Cada tempo de jogo deverá ser prolongado (acrescido) para recuperar todo o tempo perdido com:
• substituições
• avaliação de lesão de jogadores
• transporte dos jogadores lesionados para fora do campo de jogo para atendimento
• perda de tempo
• qualquer outro motivo
• A duração da recuperação do tempo
perdido ficará a critério do árbitro."

Então, mais uma vez, o árbitro Caio Max acertou. Não fez nada além do que manda a regra.
Não conseguimos entender o porquê de tanta polêmica. Será talvez por falta de conhecimento da regra entre os nossos "crônistas esportivos"?

No lance que anulou o gol do ABC, o assistente número 2, Leandro Lincoln, assinalou a infração com muita convicção e acertadamente invalidou o lance.

No momento do passe, nenhum jogador está em posição de impedimento, porém no caminho da bola um atleta do ABC cabeceia a bola, e sim, nesse momento, sobrou para um atleta da mesma equipe que estava em posição irregular.

Um trecho da regra 11 do futebol diz:

"Interferindo no jogo.
Significa jogar ou tocar a bola que foi passada ou tocada por um companheiro."

Foi o que aconteceu na jogada do ataque do ABC.
Daí sim, o impedimento foi caracterizado.
Então o assistente acertou em anular o gol.

Veja o vídeo abaixo



Na humilde opinião deste que vos escreve, esses cronistas entendem bem de narração, de jornalismo, de jogadores, de dirigentes, estão na crônica há muito tempo, têm experiência no jornalismo esportivo. No entanto, no quesito arbitragem de futebol, não entendem absolutamente nada e estão completamente despreparados para falar das regras do futebol, dos critérios que os árbitros usam e de suas decisões.

Afirmo isso por ver, ler e ouvir o que andam falando ultimamente sem ter certeza do que dizem. Acredito que antes de falar, deveriam consultar quem sabe de verdade, contratar para suas transmissões e seus programas quem esteve em campo vestido de preto, passando por aquela experiência de ser árbitro e saber à risca tudo que o livro das 17 regras do futebol fala.

Um comentário:

  1. É porque a imprensa natalense só não vê erros quando favorecem as equipes da capital, se tem muma equipe do interior ai eles se acham que são os donos da verdade. No jogo pelo campeonato da liga portuguesa tivemos um lance identico ao que gerou aquela confusão aqui em Mossoró, só que eles acharam que não foi pelanti lá, mas aqui como era o América envolvido já acharam que aqui foi penalti.

    ResponderExcluir