terça-feira, 16 de agosto de 2011

Torcedores descobrem dificuldades dos árbitros em testes teóricos e práticos

O site APITONACIONAL.COM, publicou uma matéria muito interessante em sua página na internet. Reproduzimos na íntegra para os frequentadores do blog arbitrosrn.blogspot.com

Proferir palavras “carinhosas” para os árbitros durante os jogos faz parte da vida de praticamente todo torcedor de futebol. Há sempre algo para reclamar. Mas a vida deles também não é fácil. A responsabilidade é grande e eles precisam tomar decisões rápidas, no calor da partida, com pressão de torcida e jogadores.

Com o objetivo de tentar entender um pouco o mundo desses profissionais, o Super Esportes convocou três torcedores para realizar os testes que os árbitros de todo o país fazem quando são avaliados pela Fifa. Sob o olhar de Raimundo Lopo, instrutor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e responsável pelo treinamento dos juízes do DF, Felipe Piacesi, Danúbia Melo e Mariana Monteiro realizaram, cada um, duas “provas”.

Para entrar na brincadeira, elegemos Felipe como o árbitro, e as duas meninas, suas assistentes. O personal trainer e tricolor carioca teve de responder a um teste teórico de múltipla escolha, que envolvia questões
sobre as 17 regras do futebol. A segunda prova foi assistir a 20 vídeos com lances de faltas e outras situações comuns de jogo.

As meninas também foram submetidas a duas provas. Além da teórica, idêntica à de Felipe, elas assistiram a 25 pequenos vídeos com jogadas que envolviam impedimentos. Danúbia e Mariana tinham, então, de escolher a imagem que mostrava o exato momento em que o atleta entrava em posição irregular.

Para serem aprovados no teste teórico, os aspirantes a árbitros deveriam acertar 15 perguntas. No teste de vídeo, as meninas tinham de marcar corretamente pelo menos 19 imagens que mostravam o momento certo do impedimento. Já Felipe, que assistiu a 20 vídeos, precisava tomar 15 decisões certas.

Confira abaixo o resultado da brincadeira com os nossos torcedores/árbitros. Pequeno detalhe: para complicar a situação do trio, todos os testes eram em espanhol, já que a Fifa só disponibiliza as provas em quatro línguas: espanhola, francesa, alemã e inglesa.



Mariana Monteiro
Idade: 25 anos
Profissão: assessora
Time do coração: Vasco


Aspirante: a assistente de arbitragem

Histórico: “Minha família é toda vascaína. Desde pequena, assisto e torço por influência do meu avô e do meu pai. Também joguei futebol durante cinco anos na escola. Atuava como meia e era a capitã do time. Acho que o mais difícil em ser árbitro é tomar a decisão na hora de dar um cartão amarelo ou vermelho. Jogadores são acostumados a encenar, aí fica complicado.”

Resultado do teste de vídeo: acertou seis e errou 19. “Nossa, é muito mais difícil sem o replay da TV. Nesse teste, temos que guardar na memória o que aconteceu, como foi a jogada do impedimento. É bem mais complicado do que a gente imagina. Fico pensando neles, que têm de decidir por levantar ou não a bandeirinha em questão de segundos.”

Resultado do teste teórico:
acertou sete e errou 13. “Achei mais tranqüilo que o teste de vídeo. Na teoria, tudo é mais fácil, né? Apesar de que algumas situações nunca tinha visto em um jogo. Mas acho que o espanhol dificulta também o entendimento da questão.”
Mariana foi reprovada nos testes.


Danúbia Melo
Idade: 24 anos
Profissão: publicitária
Time do coração: Vasco


Aspirante: a assistente de arbitragem

Histórico:
“Meu namorado é vascaíno doente, aí acabei torcendo pelo time dele. Como assisto
com ele a quase todos os jogos, já entendo um pouco e sei o nome de todos os jogadores.”

Resultado do teste de vídeo: acertou sete e errou 18. “Confesso que foi tudo meio no chute, viu? Não conseguia ver, as jogadas eram muito rápidas. Deve ser realmente complicado enxergar o impedimento na hora do jogo, sem replay, sem ajuda de imagens. Admiro bem mais os bandeirinhas agora.”



Resultado do teste teórico: acertou nove e errou 11. “O espanhol dificultou bastante, mas algumas questões até achei tranqüilas de serem respondidas por quem está acostumado a ver jogos. Porém, há também algumas coisas que não fazia idéia.”

Danúbia foi reprovada nos testes.


Felipe Piacesi
Idade: 26 anos
Profissão: personal trainer
Time do coração: Fluminense


Aspirante: a árbitro

Histórico: “A minha família inteira é tricolor. Torço e assisto a futebol desde pequeno. Meu pai,
inclusive, é árbitro, e a gente conversa bastante. Por isso, entendo 100% o lado dos juízes. Tem que gostar muito, pois é uma profissão complicada.”

Resultado do teste de vídeo: acertou 13 de 20. “Acho que errei algumas porque eu seria um juiz que raramente daria cartão. Só se saísse sangue. Os árbitros de hoje em dia dão muitos. O mais difícil é ter que tomar a decisão sozinho.”

Resultado do teste teórico: acertou nove de 20. “Achei complicado ser em espanhol e também havia umas coisas bem esdrúxulas, que nunca tinha visto acontecer em um jogo.”
Felipe foi reprovado nos testes.


FAÇA VOCÊ TAMBÉM



Para quem quiser testar seus conhecimentos sobre as regras do futebol, Separamos cinco questões presentes nas provas da Fifa

. Vejam:

1. Uma entrada em uma disputa de bola que põe em perigo a integridade física do adversário deve ser marcada como:


a) jogo brusco e grave

b) conduta violenta
c) conduta antidesportiva
d) jogo perigoso



 2. Um jogador bate no árbitro na sua área de pênalti quando a bola está em jogo.
Que decisão toma o árbitro?

a) expulsa o jogador e marca pênalti
b) expulsa o jogador e reinicia o jogo com bola ao chão

c) expulsa o jogador e marca um tiro livre indireto
d) deixa o jogo continuar


3. Quando o árbitro pode marcar uma falta?

a) em todo o momento do jogo, exceto durante o intervalo
b) somente com a bola em jogo
c) sempre que a bola está dentro do campo
d) do início ao fim da partida





4. O árbitro ordena que se repita a cobrança de pênalti porque o goleiro se adiantou. Outro jogador pode bater esse pênalti?


a) sim, mas ele deve se identificar previamente ao juiz
b) não

c) sim, com a permissão do capitão da equipe adversária
d) não, a menos que o jogador que ia bater esteja lesionado




5. Se um jogador impede o avanço de um adversário utilizando o contato físico, o árbitro…

a) marca um tiro livre direto ou um pênalti
b) marca um tiro livre indireto

) deixa o jogo continuar

d) marca atitude antidesportiva e recomeça o jogo com bola ao chão


Vejam as respostas.

1) a 

2) c 

3) b

4) a 

5) a


DO BLOG
Ótima matéria para todos os torcedores entenderem que nossa vida em campo não é fácil. Hoje tão menos que antes, com a ajuda da tecnologia. Contudo todos nós seres humanos estamos propício a erros e não seria diferente com nossa classe tão criticado por aqueles que são leigos em se tratando das 17 regras que compõe a Carta Magna do futebol. Por mais técnico, estudioso e bem preparado fisicamente, erros sempre existirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário