Formandos durante a realização da cerimônia de formatura
No início do segundo semestre de 2011, o estado do Rio Grande do Norte ganhou vinte e três novos árbitros de futebol profissional. Formados pela Escola de Formação de Árbitros de Futebol (EFAF/RN), afiliada a FNF, instituição maior do futebol Potiguar, os novos árbitros já começam a atuar nos jogos das categorias de base organizado pela Federação Norte-riograndense de futebol, para obtenção de ritmo, técnica e preparo físico. A nova turma já se junta ao árbitros veteranos para se preparar para o teste físico e teórico para a temporada 2012 do quadro da FNF.
Para o presidente da Comissão de Arbitragem da FNF, Cel. Ricardo Albuqerque, a renovação da arbitragem é necessária para que se mantenha o alto nível de atuação dos profissionais da área, já que os árbitros do Rio Grande do Norte tem um ótimo desempenho nos testes feitos pela CBF. Entre as novidades positivas do grupo, duas componentes do sexo feminino.
Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores do quadro nacional e Potiguar como: Ítalo Medeiros (árbitro CBF), Suelson Diogenes (árbitro CBF), Luis Carlos Câmara (árbitro Assistente CBF), Wilson da Conceição (ex-árbitro), José Nilman (ex-árbitro assistente CBF e membro da CEAF/RN) e Milton Otaviano dos Santos (Ex-árbitro assistente FIFA, intrutor de arbitragem FIFA e CBF).
"Conviver com pressão, suspeita, insultos e ainda assim ter agilidade de raciocínio, julgamento e ação. Além do conhecimento da regra e preparo físico, um árbitro de futebol precisa de preparo psicológico para manter o desempenho digno das grandes partidas do futebol brasileiro, mesmo tendo que superar as dificuldades do dia-a-dia da profissão." Frisou Milton Otaviano, professor da EFAF/RN, Instrutor de arbitragem da CBF e ex-membro da comissão de arbitragem da FNF.
Boa sorte na carreira que se inicia para essa turma de novos árbitros.
Por Anderson Fagner Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário